Ad Clicks : Ad Views :

Como ajudar seu filho adolescente a manter a fé em um mundo sem fé

151 Views

Como ajudar seu filho adolescente a manter a fé em um mundo sem fé

Raiva se enfurece. Dissenção cresce. Alguns gritam enquanto outros se sentam em protesto silencioso. A mídia social se torna um catalisador para o caos. Enquanto isso, meu coração sofre com a falta de esperança do mundo. Ele sofre ainda mais quando percebo que os adultos não são os únicos afetados. Nossos adolescentes também sentem isso.

O debate preenche seus feeds de notícias. As pessoas as criticam publicamente por suas crenças. Mesmo a escola não pode fornecer um lugar seguro de controvérsias. Com toda a falta de fé no mundo hoje, um fardo pesa no espírito desta mãe. Essa negatividade constante afetará a fé do meu filho adolescente ?

É a preocupação de todos os pais. Como meu filho continua confiando em Deus quando a cultura atual o ensina a questionar sua fé? Eu discuti esse assunto com meu filho adolescente. Sua nova perspectiva me deu uma esperança renovada.

Nossa conversa aberta revelou três coisas práticas que os pais podem fazer para ajudar nossos adolescentes a manter a fé em um mundo cada vez mais infiel. Vamos aprender juntos como ajudar nossos adolescentes a permanecerem firmados na fé inabalável, mesmo no meio da loucura.

1. Não é sobre controlar o que eles veem, mas controlar o que eles veem em você .

Na parentalidade, o controle pode ser bom e ruim. Controle pode significar a criação de limites saudáveis ​​para nossos filhos. Através dos anos pré-escolares do meu filho, eu poderia controlar seu ambiente. Se um playground parecia muito perigoso, simplesmente não tocávamos lá. Nós jogamos brinquedos quebrados com bordas afiadas no lixo. Mas às vezes eu anseio muito controle, e isso causa problemas quando pais adolescentes.

Seu ambiente hoje é muito mais difícil de administrar. Eu não posso estar sempre com ele para ver esses lugares perigosos ou bordas afiadas. Eu adoraria ter um dispositivo mágico que filtra todo o lixo que ele vê e ouve, mas isso não é realista. Não consigo navegar com quem e com o que ele está exposto, mas há uma coisa que posso controlar – meu próprio comportamento.

“Por isso é que o Senhor nos ordenou: ‘Eu fiz de você uma luz para os gentios, para que você possa trazer a salvação até os confins da Terra’.” (Atos 13:47 NIV)

Nossos adolescentes nem sempre ouvem o que dizemos, mas absorvem todos os detalhes de nossas ações. Estamos exibindo o caráter de Cristo em casa? Estamos tratando os outros com amor incondicional e bondade? Nós confiamos na Palavra de Deus em tempos difíceis?

Deus nos projetou para brilhar Sua luz. Nossos filhos aprenderão mais sobre o que significa ser um seguidor de Cristo ao observar nosso exemplo.

2. Ouça, mesmo quando você tem medo do que eles possam dizer.

Você já esteve naquele momento em que seu filho quer compartilhar algo com você, mas a ansiedade faz com que você tema o que ela possa dizer? Você silenciosamente implora a Deus que lhe dê palavras para expressar esperança em sua situação, porque você sabe que uma resposta dura poderia afastá-la.

Eu quero que meus filhos se sintam à vontade para vir a mim com seus pensamentos mais profundos e maiores medos, mas nem sempre sou assim. Eu preciso criar uma atmosfera de confiança – um lugar seguro para compartilhar os encargos.

Isaías 54:13 diz: “Todos os teus filhos serão ensinados pelo Senhor e grande será a paz deles.” 

Quando os ensinamos sobre Deus em casa, a Sua paz consoladora permanecerá com eles à medida que eles avançam em suas vidas diárias. Vamos orar nosso lar será um lugar de louvar a Deus e receber a Sua paz. Todos os dias, vamos convidar o Espírito Santo a permanecer lá. Sua presença fornecerá um lugar seguro para eles falarem e força para nós ouvirmos.

3. Lembre-o freqüentemente de quem Deus diz que é.

A Palavra de Deus é viva, poderosa e verdadeira. Apenas ouvir as Escrituras faladas pode reviver corações feridos e refrescar os corpos cansados. Jamais privaríamos intencionalmente nossos filhos dos benefícios de ouvir o que Deus diz sobre eles. No entanto, muitas vezes deixamos agendas ocupadas no caminho de proclamar a bondade de Deus para nossos adolescentes.

“Vede que grande amor o Pai nos deu, para que fôssemos chamados filhos de Deus! E isso é o que somos! A razão pela qual o mundo não nos conhece é que não o conheceu. ” (1 João 3: 1 )

Se meu filho tiver alguma dúvida sobre como Deus o vê, esse verso deixa claro. Compartilhar essa promessa com meu filho adolescente lhe dará confiança em quem ele é – um filho do Criador do universo.

O fim também fala das provações que ele enfrentará como um crente. Essa verdade trará respostas para os lugares mais profundos da dúvida que podem tentar aprisioná-lo. A Palavra falada de Deus fornece proteção para nossos filhos que não podem ser penetrados pela confusão.

4. Lembre- se de quem Deus diz que seu filho é.

Muitos anos atrás, ficamos em frente à plataforma na igreja com nosso menino. Família estava ao lado, e todos nós concordamos juntos. Esse menino pertencia a Deus. Muito parecido com o que Ana fez quando levou Samuel ao templo; nós dedicamos nosso filho ao Senhor.

Às vezes esqueço desse dia. Eu também esqueço o que Paulo disse em Efésios 1: 5 . Deus “nos predestinou para adoção a filiação por meio de Jesus Cristo, de acordo com seu prazer e sua vontade”.

Esquecer leva à preocupação e à incerteza, mas lembrar-me da identidade de meu filho em Cristo guardará esses lugares inseguros em meu coração. Quando nos comprometemos a criar nossos filhos com a direção de Deus, também liberamos seus futuros para Aquele que tem tudo trabalhando em conjunto para o bem deles.

Acima de tudo, podemos ter certeza hoje. Deus tem isso! Nós podemos ser pais com a mesma fé inabalável que queremos para nossos adolescentes porque Deus supre todas as nossas necessidades. (Filipenses 4:19) E enquanto continuamos a depositar nossa fé em Deus, eles aprenderão com nosso exemplo.

Por favor, ore comigo:

Querido Pai, obrigado por nossos filhos. Obrigado por amá-los ainda mais do que nós e por chamá-los das trevas para a sua maravilhosa luz. ( 1 Pedro 2: 9 ) Eles vêem um mundo de confusão. Eles ouvem mensagens condenando suas crenças. No entanto, a Tua Palavra é mais poderosa do que qualquer negatividade que surja em seu caminho. Ajude-os a manter sua fé em você, Senhor. Dá-nos sabedoria para guiá-los à medida que crescem nos poderosos homens e mulheres que os criaste para serem. Em nome de Jesus, amém.

  • Facebook
  • Google+
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar