Ad Clicks : Ad Views :

Os 10 mais poderosos versículos da Bíblia sobre amizade

14 Views

Os 10 mais poderosos versículos da Bíblia sobre amizade

Não é interessante que Deus inclua versículos sobre amizade na Bíblia? Na superfície, a amizade parece algo típica e certamente benigna. Afinal, muitas vezes ganhamos amigos simplesmente porque nossos caminhos se cruzam de uma forma ou de outra. Mas uma visão mais próxima mostra nosso Pai detalhando a amizade – e nossa melhor abordagem – de maneiras muito específicas. A amizade é importante para o nosso pai. Talvez devesse ser importante para nós também.

Considere Jesus. Ele nos chama de “amigo”. Que grande salto para a humanidade quando o Messias nos inclui em seu círculo de amizade. Ele define o exemplo simples e oferece esperança.

A Bíblia descreve Escrituras úteis para a vida, aquelas que nos guiam e defendem o caminho para escolhas de amigos e relações em meio a coortes. A seguir estão os 10 melhores versículos da Bíblia que você e eu precisamos saber sobre amizade. 

1. Comece com Jesus

1. Comece com Jesus

“Não há ninguém maior do que este, que alguém dê a sua vida pelos seus amigos.”João 15:13 WEB)

Por que não começar com o maior? Jesus conhece o caminho da amizade, evidenciado na cruz.

Vou ser sincero, admitindo que respiro fundo quando pondero sobre essa coisa toda de “morrer por um amigo”. Parece doloroso, e meu lado humano abriga um pequeno grito silencioso com aquele. Mas não é isso o poder da cruz: uma negação da vontade própria, uma ação encharcada de graça para uma multidão de pessoas que simplesmente não a merecem – mas a recebem livremente? Vai o amor e vai Jesus! Uma vez ganho, ele é um amigo que nunca perderemos.

Embora nunca possamos ser chamados para dar nosso último suspiro por um amigo como Jesus, provavelmente nos encontraremos diante da oportunidade de deixar nossa vontade de lado e seguir a vontade de Deus. Uma amizade pode muito bem ficar no centro dessa oportunidade.

2. Jesus te chama amigo

2. Jesus te chama amigo

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas eu vos chamei amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai, eu vos dei a conhecer. ” ( João 15:15 WEB)

Quão selvagem pensar que o Filho de Deus nos chama de amigos. Uma designação de “amigo” detalha a proximidade, um relacionamento muito pessoal. E por que ele nos chama de amigos? A resposta centra-se na comunicação.

Jesus levantou a névoa da incerteza. Ele compartilhou tudo o que ouviu de seu pai – conosco. Com as palavras de nosso pai, ele ofereceu esperança e direção. Sabedoria mantém essa pepita de conhecimento em vista de nossas próprias amizades. Estamos compartilhando a esperança e as palavras do nosso Pai em meio a elas? Quando a frustração aumenta, voltamos e nos lembramos da oferta de amizade de nosso Salvador?

3. Ame esse amigo como se tivesse amado

3. Ame esse amigo como se tivesse amado

‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e com toda a tua mente e com toda a tua força’. Este é o primeiro mandamento. A segunda é assim: ‘Você amará seu próximo como a si mesmo’. Não há outro mandamento maior do que estes. ” ( Marcos 12: 30-31 WEB)

Jesus resumiu todos os comandos com dois comandos amplos e abrangentes centrados no amor. Ele vestiu os dois “grandes”: amar a Deus e amar os outros.

Marcar os outros como o segundo maior mandamento, reinando acima de todos os outros mandamentos, exceto o amor ao Senhor. Então, o que isso tem a ver com amizade? Amar o próximo inclui aquelas pessoas que chamamos de “amigo”. E, às vezes, estranhos e inimigos até se tornam amigos por nossa escolha intencional de amar.

Quando colocamos o amor em uma amizade, ele defende Jesus, torna-se uma vitória / vitória para nosso amigo e para nós, e se torna um triunfo espiritual sobre o ódio, a apatia, a divisão e muito mais.

4. Dê uma olhada nos amigos de um emprego

4. Dê uma olhada nos amigos de um emprego

Agora, quando três amigos de Jó ouviram falar de todo o mal que o acometeram, cada um deles veio de seu lugar: Elifaz, o temanita, Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e marcaram um encontro juntos para virem a simpatizá-lo. e consolá-lo. ” ( Jó 2:11 WEB)

Ele perdeu a família, a fortuna, os animais e muito mais. Você consegue imaginar o sofrimento que Jó experimentou? Seus amigos perceberam que sua situação era grande e dolorosa. Eles determinaram estar ao lado de Jó, viajando com simpatia e conforto em mente, viajando para simplesmente sentar ao lado de Jó em silêncio. (Mais adiante no livro de Jó, seus amigos quebraram o silêncio e as coisas foram para o sul, mas isso foi para outro artigo em outro momento.)

A amizade inclui vir ao lado de nossos amigos quando eles enfrentam morte, doença, perda e outras duras batalhas na vida. Inclui sentar-se com eles, encostar um ouvido atento e, muitas vezes, é bem tratado com o mínimo de palavras.

5. Amigos Influenciar Amigos

5. Amigos Influencia Amigos

“O ferro afia o ferro; assim o homem aguça o semblante do seu amigo. ” ( Provérbios 27:17 WEB)

Um componente central da amizade inclui comunicação. Conversas entre amigos cobrem um amplo caminho de assuntos, incluindo fé, casamento, parentalidade, emprego, família e muito mais. Considere que a interação acontece nas mídias sociais, no telefone e pessoalmente. Essas conversas se agitam com influência. Assim como usamos aço para afiar facas, amigos nos aguçam ou nos influenciam. Considere o poder espiritual.

Nós somos sábios para orar por nossos familiares e nós mesmos sobre isso. Por que não pedir por amizades de “ferro afiando ferro” qualidade e sabedoria para decifrar quais amizades atuais atendem a esse critério? Por que não escolher ser um amigo de ferro?

6. Escolha com cuidado

6. Escolha com cuidado

“O justo é cauteloso na amizade, mas o caminho dos ímpios os engana.” ( Provérbios 12:26 WEB)

Uma entrada rápida em um quarto escuro, muitas vezes oferece uma colisão no joelho ou toco de ponta de algum tipo. Nós somos sábios para viajar além da moldura da porta com cautela e em um ritmo mais lento, mais calculado. Nossos dedos dos pés nos agradecerão. Considere uma abordagem semelhante à amizade.

As amizades podem construir os outros ou derrubá-los, dependendo da pessoa e se estão seguindo a Deus. Somos sábios em assegurar que mantivemos caminhos iníquos à distância e ao alcance dessas amizades, encorajando a partida dos caminhos corretos. A sabedoria permanece firme com aqueles que escolhem amigos com cautela.

7. despeje a fofoca

7. Deixe a fofoca

“Um homem perverso agita contendas. Um sussurro separa amigos íntimos. ” ( Provérbios 16:28 WEB)

Eu ainda não conheci uma pessoa que gosta de ser falada pelas costas. Algo na fofoca traz uma picada como nenhuma outra. Amor, confiança e esperança tremem e estremecem na presença de fofocas.

Nosso fiel pai adverte sobre fofoqueiros. Ele chama nossa atenção para essas palavras de conflitos e amizades. Uma montanha ou um monte de meias-verdades ou informações vazadas prejudicam amizades, mesmo as fortes. Nós somos sábios para ter cuidado com o que e quem nós ouvimos, bem como escolher cuidadosamente as informações que transmitimos.

8. Considere seus companheiros

8. Considere seus companheiros

“Quem anda com os sábios se torna sábio, mas o companheiro dos tolos sofre mal.” ( Provérbios 13:20 )

Quando imersos nos costumes e na cultura de um país estrangeiro, as pessoas geralmente acham fácil adquirir um sotaque ou a língua do país. Influência local sutilmente absorve sem que o estrangeiro perceba. Algo semelhante acontece em amizades.

Quando fazemos amigos, alguns dos seus maneirismos, decisões e crenças nos causam impacto. Afinal, não conhecemos ou lemos sobre um garoto que levou a atividades ilegais por causa da pressão de amigos? Da mesma forma, adultos podem ser afetados em amizades. Pode ser sutil: um amor por dinheiro, reclamações, desvios da igreja ou fofoca. Ou, pode ser mais óbvio como cometer assassinato ou adultério. Seja sábio. Fazer amigos com idiotas dói a longo prazo.

9. Evite amigos zangados

9. Evite amigos zangados

“Não faça amizade com um homem de temperamento quente, e não se associe com alguém que abriga a ira: para que você não aprenda os seus caminhos e prenda sua alma.” ( Provérbios 22: 24-25 )

Eu notei uma coisa engraçada. Quando meu marido boceja, eu geralmente “pego” seu bocejo, inevitavelmente retornando um dos meus. Embora não seja uma doença ou vírus, os bocejos de alguma forma conseguem ser contagiosos. Apenas tente bocejar ao redor de alguém e veja o que acontece.

A raiva mantém sua própria versão de contágio, algo um pouco mais instruído, mas semelhante ao bocejo, no entanto. Deus chama nossa atenção para os perigos da ira em Provérbios 22: 24-25 . Nós somos sábios para prestar atenção ao aviso. Fique longe de estar perto daqueles que nutrem a raiva. E enquanto estamos nisso, por que não adicionar uma boa dose de perdão às amizades necessárias também? Confira Efésios 4:31 para mais encorajamento.

10. Cuidado com a decepção

10. Cuidado com a decepção

“Não seja enganado! ‘As más companhias corrompem a boa moral’ ” ( 1 Coríntios 15:33 WEB)

Com quem nós andamos, aquelas pessoas que chamamos de amigos, importam. A escuridão ama matar, roubar e destruir. Ele vai usar amizades para fazer o trabalho de licitação do diabo através de conversas sutis atadas com fofoca, ciúme e muito mais. Observe como o engano tenta sutilmente invadir a vida daqueles que têm boa moral.

Por que não virar para o outro lado – focar em laços divinos em vez disso? Amizades baseadas na verdade se opõem aos efeitos de companheirismos malignos. Os relacionamentos justos muitas vezes alimentam o amor, o encorajamento e as conversas repletas de palavras corretas. Eles abrigam honestidade, desafios revestidos de amor quando necessário, e certamente generosas doses de graça.

  • Facebook
  • Google+
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar