Ad Clicks : Ad Views :

Como namorar com santidade, honra e humildade

131 Views

Como namorar com santidade, honra e humildade

Fiquei espantada e um pouco abalada. Cerca de quatro anos atrás, conforme eu progredia no livro I Kissed Dating Goodbye , fiquei perplexo com a existência de casais que esperavam para beijar até o dia do casamento e se abalaram porque, se Deus ordenasse isso, eu já tinha estragado a minha chance romance escolar.

Mesmo assim, algo não estava bem comigo sobre essa premissa. Então eu fui ao meu pastor.

Nós nos sentamos em seu escritório e conversamos por uma hora sólida sobre o propósito deste livro e os pensamentos que ele defendia sobre namoro. Eu ainda tenho o e-mail que ele escreveu para mim, terminando nossa conversa. Ele disse:

Eu também acho que precisamos ser sábios sobre a nossa abordagem de namoro. Sair para jantar e um filme com um “encontro” é uma coisa. Ir para uma viagem de fim de semana para uma cabana na floresta é colocar-se em uma situação em que a pessoa está mais afastada dos limites úteis …

Limites úteis. Vamos falar sobre eles. Francamente, a Bíblia não nos dá um capítulo claro e separado chamado “O Caminho de Deus até à data”. No Antigo Testamento, vemos Isaque perseguindo Rebeca como uma resposta a uma oração específica – e mais tarde, vemos Rute se colocando aos pés da cama de Boaz! Não exatamente claro.

Então, como lidamos com limites no namoro? Primeiro, acho que devemos diagnosticar um problema que tende a se descontrolar com a menção de “limites”:

O PROBLEMA: Quando não conectamos limites úteis à verdade do evangelho, eles se manifestam como regras legalistas … e as regras estão destinadas a serem quebradas porque somos pecadores.

Em outras palavras, deve haver uma motivação mais profunda do que simplesmente ser “pessoas morais” durante o namoro. Sem essa motivação, uma base sobre a qual todas as nossas ações dependem, nossos esforços morais serão sem objetivo e facilmente comprometidos. Por exemplo, é motivador correr uma corrida quando você sabe que há uma linha de chegada e porque você está correndo em primeiro lugar; é não motivar a correr para sempre sem fim, sem qualquer pista sobre o propósito por trás de sua corrida.

Mas, veja, não é um ponto de limites. Não é uma motivação.

O ponto é a glória de Deus!

Mas sempre que alguém se volta para o Senhor, o véu é retirado. Para o Senhor é o Espírito, e onde quer que o Espírito do Senhor seja, há liberdade. Assim, todos nós que tiramos esse véu podem ver e refletir a glória do Senhor. E o Senhor, que é o Espírito, nos torna mais e mais como Ele, quando somos transformados em sua imagem gloriosa ( 2 Coríntios 3: 16-18 ).

Deus sabe o que é melhor para nós. Ele sabe o que vai nos transformar em sua imagem. Ele pretende nos santificar para nos parecermos com Cristo. E quando nos parecemos com Jesus, Deus recebe a glória.

A SOLUÇÃO: O evangelho de Cristo significa que até o namoro pode ser uma resposta ao que Jesus fez por nós na cruz. Uma vez que a identidade do cristão está em Cristo, somos libertos da escravidão à ambição egoísta no namoro para buscar limites que tenham a glória de Deus como seu motivador.

Então, como é o namoro responsivo ao evangelho? Depois de experimentar um par de relacionamentos inúteis, finalmente conheci meu marido, e os seguintes limites motivados pelo evangelho foram úteis para nós.

Santidade

Eu não pertenço a mim mesmo, porque Deus me comprou com alto preço ( 1 Coríntios 6:19).

Seu corpo é o templo do Espírito Santo, que vive em você. Deus deu a você este presente de santidade através do caro sangue derramado de seu Filho. Perceber que agora estamos eternamente prometidos ao Senhor nos dá uma perspectiva diferente sobre como tratamos nossos corpos enquanto estivermos na Terra.

Fronteiras úteis, então, são aquelas que encorajam a santidade de cada pessoa, protegendo o corpo como o templo do Espírito Santo, comprado de sangue. Nunca deve haver pressão para cruzar limites, nem a pergunta deve ser: “Até que ponto está longe demais?” Essa pergunta ilustra que a motivação do evangelho já foi abandonada em favor da ambição egoísta.

O que é considerado mais útil para cada pessoa pode variar, pois alguns têm uma consciência mais fraca do que os outros, mas no geral, trazer glória a Deus através de nossos corpos físicos deve ser nossa motivação e propósito subjacentes. Cristo morreu para que fôssemos santificados.

Honra

Amem-se com genuína afeição e tenham prazer em honrar um ao outro ( Romanos 12:10 ).

Então, o que acontece se duas pessoas diferem naquilo que acreditam ser mais útil e puro? Isso pode ser relativo a limites físicos, crenças teológicas ou outros problemas da vida. Acho que uma ótima pergunta a ser feita é: “Como eu gostaria de ser tratado?” O amor de Cristo nos compele a não mais vivermos para nós mesmos, mas para aquele que morreu por nós. A forma como honramos as pessoas ao nosso redor, especialmente no namoro, revelará se estamos respondendo ao amor de Jesus conforme demonstrado pelo evangelho da graça.

Como podemos honrar melhor a pessoa com quem estamos namorando? Honre seu tempo, seus compromissos, seus talentos, suas opiniões, seus níveis de conforto, seus outros relacionamentos e sua caminhada com Deus. Honrar uma pessoa envolve buscar o que lhes fala amor, o que os constrói no Senhor, ou talvez descobrir maneiras de servi-los. Isso também significa ser honesto com eles, falando a verdade em amor, especialmente em relação aos limites físicos e emocionais.

Realmente, devemos estar honrando cada pessoa, não apenas a pessoa que estamos namorando. Qualquer pessoa, solteira ou namorando, pode começar a praticar afeição genuína e amor familiar agora mesmo.

Humildade

Não seja egoísta; não tente impressionar os outros. Seja humilde, pensando nos outros como melhores que vocês. Não olhe apenas para seus próprios interesses, mas também se interesse pelos outros  ( Filipenses 2: 3-4 ).

Responder ao amor de Cristo significa que estabelecemos nossa própria agenda e desejos por seu chamado em nossas vidas. Como Jesus assumiu a forma de um servo em humildade, somos chamados a viver humildemente como seu povo e a pensar nos outros antes de servirmos a nós mesmos.

A humildade pode ser demonstrada no namoro de muitas maneiras, mas dois exemplos principais são o autocontrole e a gratificação retardada. Quando deixamos de lado nossos desejos imediatos de glorificar a Deus e honrar a outra pessoa, estamos nos humilhando e exercitando a fé. Quando usamos o autocontrole com palavras, pensamentos ou ações, a humildade de Cristo está nos transformando.

Quando o objetivo é glorificar a Deus com nossos relacionamentos de namoro, limites úteis tornam-se muito mais libertadores. Nosso namoro pode agora ser uma resposta à nossa identidade como povo de Deus, ao invés de uma batalha constante para conseguir o que queremos como indivíduos.

Vamos terminar com essa verdade de Paulo:

Você diz: “Eu tenho permissão para fazer qualquer coisa” – mas nem tudo é bom para você. Você diz: “Eu tenho permissão para fazer qualquer coisa” – mas nem tudo é benéfico. Não te preocupes com o teu próprio bem, mas com o bem dos outros “ ( 1 Coríntios 10: 23-24 )

Que o que seja mais útil e benéfico para edificar os outros e trazer glória a Deus seja nosso desejo de namoro, à medida que respondemos ao amor e à graça de Jesus Cristo.

  • Facebook
  • Google+
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar