Ad Clicks : Ad Views :

10 coisas que Deus nunca prometeu

9 Views

10 coisas que Deus nunca prometeuComo amamos reivindicar as promessas de Deus nas Escrituras! Eles nos dão esperança, conforto e força renovada.

No entanto, às vezes temos os princípios da Bíblia misturados com suas promessas e isso pode levar à decepção e até desilusão com Deus.

Embora a Escritura contenha promessas específicas, é importante entender que ela também contém princípios gerais para a vida. Às vezes nós tomamos um princípio, consideramos uma promessa, e então sentimos que Deus nos desapontou quando Ele não concedeu aquela “promessa”. Ou, nós tomamos uma promessa fora de contexto ou lemos apenas uma parte dela e nos perguntamos por que Deus não veio através de nós.

Para evitar que você experimente esse desapontamento, e para ajudá-lo a esperar pelo que Deus se comprometeu, aqui estão 10 coisas que Deus nunca prometeu: 

1. Uma vida sem problemas

1. Uma vida sem problemas

“Pegue Deus e você ficará bom”, ouvi uma vez alguém dizer, com a intenção de atrair essa pessoa para Jesus. O problema com essa linha de pensamento é que Jesus nunca prometeu uma vida livre de problemas. Ao contrário, Ele advertiu aqueles que queriam se comprometer com Ele que, se o fizessem, não seria um caminho fácil para viajar. Em Mateus 16:24 , Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” A cruz foi a horrível forma de execução de Roma durante os dias de Jesus – o caminho mais terrível morrer. Portanto, sempre que houver uma cruz envolvida como condição ou consequência, significa que o sofrimento está à frente.

Jesus também disse a Seus seguidores em João 15:20 : “Um servo não é maior que seu mestre. Se eles me perseguirem, eles também irão persegui-lo ”. A vida envolve lutas. Uma vida seguindo a Jesus pode convidar mais lutas. Mas ao invés de prevenir ou prometer aliviar você dessas lutas, Deus prometeu caminhar ao seu lado através deles quando Ele disse em Hebreus 13: 5 “Nunca te deixarei, nem jamais te abandonarei”. 

2. Sucesso Pessoal

2. Sucesso Pessoal

Há princípios em toda a Bíblia que sugerem que, se fizermos uma determinada coisa, é provável que outra coisa aconteça. Por exemplo, o Salmo 1 nos diz que somos “abençoados” se não andarmos em sintonia com os ímpios, ou ficarmos no caminho dos pecadores, ou sentarmos na companhia dos escarnecedores. Em vez disso, se nos deleitamos na lei de Deus e meditamos nela dia e noite, então o que fazemos prospera. No entanto, todos nós conhecemos pessoas tementes a Deus que amam e meditam nas Escrituras que não necessariamente acham que todo investimento é grande, que todo plano é a prova de falhas, e que todas as tentativas na vida são bem-sucedidas.

As recompensas de Deus muitas vezes são eternas, não temporárias enquanto estivermos aqui na terra. Se você está procurando uma promessa de Deus, se você obedecer a Ele, você será bem sucedido em tudo, você não o encontrará. Descanse, ao contrário, no Salmo 37: 5, que nos assegura: “Dá o teu caminho ao Senhor; confie nele e ele fará isto: Ele fará a sua recompensa justa brilhar como a aurora, a sua vindicação como o sol do meio-dia ”. 

3. Um feliz para sempre aqui na Terra

3. Um feliz para sempre aqui na Terra

Aqui é onde nós tendemos a misturar os contos de fadas com as Escrituras. Enquanto Jesus veio para nos dar a vida mais abundantemente ( João 10:10 ), Ele não prometeu necessariamente enquanto estava aqui na terra. Nossa vida eterna está no céu. Na Terra, vivemos com as conseqüências do pecado, envelhecimento, doenças, vícios, morte, más escolhas, traição de outros e assim por diante. E assim, sentimos dor, perda, doença, morte, desapontamento, divórcio, abuso e outras situações dolorosas.

A Palavra de Deus nos diz, contudo, que “na presença de [Deus] há plenitude de alegria; à sua direita são prazeres para sempre ” ( Salmos 16:11 ). E Sua Palavra nos diz que quando nos deleitamos Nele, Ele nos dá os desejos de nossos corações ( Salmos 37: 4 ). Eu acredito que isso significa que Ele coloca em nossos corações Seus desejos e então Ele se deleita em concedê-los. O feliz para sempre está chegando … não apenas este lado do céu.

4. Um Marido ou Esposa pela Vida

4. Um Marido ou Esposa pela Vida

Eu sei que você ouviu dizer: “Confie em Deus e Ele trará o que Ele criou apenas para você”. Mas e se Deus não criou um cônjuge só para você? E talvez você se casou com aquela que você claramente acreditava que Deus trouxe para você e que a pessoa traiu sua união e você se viu separado ou divorciado. As pessoas fazem escolhas todos os dias que estão fora de nosso controle e entristecem o coração de Deus. Algumas dessas escolhas (por você ou outra pessoa) podem ser a razão pela qual você está solteira hoje. Enquanto Deus é gracioso e perdoador, apesar de nossos erros, Ele também é sábio e sabe o que é melhor para nós espiritualmente, emocionalmente e relacionalmente, o que significa que Ele pode decidir que é melhor não ter a complicação ou às vezes mágoa do casamento .

Confie nele com o que Ele pode estar escolhendo reter de você. Ele promete: “Nenhuma coisa boa ele reterá daqueles que andam retamente” ( Salmos 84:11 ). Mas lembre-se, sua ideia do que é bom para você pode não ser necessariamente a mesma do que é bom para você.

5. Um Ministério "Cumprindo"

5. Um Ministério “Cumprindo”

Meu marido e eu estamos no ministério há 30 anos. E posso dizer honestamente a você por experiência pessoal, bem como a experiência de inúmeros outros pastores, músicos, pastores leigos, missionários e assim por diante, que você pode seguir a vontade de Deus, mas isso nem sempre significa que será pessoalmente gratificante. O que achamos gratificante e o que Deus determina é que o melhor para nós pode ser duas coisas diferentes.

Veja as histórias do Antigo Testamento de profetas obedientes como Isaías (que perguntou: “Por quanto tempo, Senhor?”) E Jeremias (que é conhecido como o “profeta chorão” – quem quer que nosso propósito de vida e ministério envolva muito choro?) . Se o seu ministério é verdadeiramente para Deus e não para você, entregue-se ao que Ele decide que o ministério será semelhante. E descanse em Sua promessa de fazer “extremamente abundantemente acima de tudo que pedimos ou pensamos, de acordo com o poder que opera em nós” ( Efésios 3:20 ).

6. As respostas às suas perguntas

6. As respostas às suas perguntas

Deus não é obrigado a responder às nossas perguntas ou a nos dar razões que consideramos aceitáveis. E Ele pode escolher nos deixar inteiramente sem respostas a certas perguntas nossas. Por quê? Ele é um Deus que constrói a fé. E Hebreus 11: 1 nos diz muito claramente que “a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção das coisas não vistas”. Mais tarde, em Hebreus, nos é dito que é impossível agradar a Deus sem fé. A fé não é ter as respostas, mas descansar na certeza de que Jesus é a resposta, mesmo quando não podemos ver ou entender o que Ele está fazendo.

Por favor, não descarte este aqui dizendo que a primeira coisa que você fará quando chegar ao céu é lhe fazer suas perguntas ardentes. Meu amigo, creio que quando você e eu chegarmos ao céu, ficaremos tão agradecidos por estarmos na eterna presença de Deus somente por Sua graça, que todas as nossas perguntas sobre por que Ele permitiu o que Ele fez na Terra não importarão mais. Você e eu seria melhor ainda estas questões com a conclusão de Paulo em Romanos 8:18 : “Porque eu considero que os sofrimentos deste tempo presente não valem a pena comparar com a glória que nos será revelada.” 

7. Riqueza e Prosperidade

7. Riqueza e Prosperidade

Eu poderia pisar em alguns dedos aqui, mas então Jesus fez quando Ele abordou o tema da riqueza, riqueza e sucesso. Jesus nunca prometeu saúde e riqueza para aqueles que O seguiram. Se Jesus disse que é mais difícil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus ( Mateus 19:24 ), por que na terra Ele nos daria o que nos tornaria muito menos provável render-se a ele?

Não prenda a respiração nesses números de loteria ou essa oportunidade se transformando em um empreendimento de um milhão de dólares. Jesus quer ser nossa riqueza, nossa prosperidade, nossa porção. Davi cantou no Salmo 16: 8 “Senhor, só tu és a minha porção e o meu cálice; você faz meu lote seguro. As linhas limítrofes caíram para mim em lugares agradáveis; com certeza eu tenho uma herança deliciosa ”. Isso é o que eu falo em“ Eu sou rico em Cristo. Ele é tudo o que eu sempre precisarei ”. Quando Cristo é nossa herança e porção, nosso salário, sucesso e notoriedade não serão tão importantes para nós.

8. Crianças que seguem o chumbo

8. Crianças que seguem o Evangelho

Eu ouvi muitos pais se apegarem a Provérbios 22: 6 ( “Treine uma criança no caminho que ele deveria ir, Mesmo quando ele é velho, ele não se afastará”NASB) e reivindique isto como sua promessa ou garantia de que se eles criar seus filhos na Escola Dominical ou ensiná-los princípios bíblicos quando eles são jovens, seus filhos nunca darão as costas à sua fé. Mas este verso em Provérbios não é uma promessa, mas um princípio ou diretriz, como muitos dos sábios ditos de Salomão, que “se você fizer isso, é provável que essa outra coisa aconteça”.

Eu conheço muitos pais que começam seus filhos nos caminhos e a Palavra de Deus que nunca vê seus filhos retornarem. É aí que confiamos na obra de Deus em suas vidas e que Deus vê o que não podemos ver.

As palavras nesse versículo “mesmo quando ele é velho, ele não se afastará” poderia significar que quando seu filho for velho, ele retornará à sua fé de infância. Isso pode significar que você não vai ver isso em sua vida. Pode significar uma conversão no leito de morte para o seu filho ou filha, ou um arrependimento e retorno à fé de sua infância, quando suas vidas estão quase no fim. Isso certamente não é o que qualquer um de nós deseja. Mas há paz quando confiamos na sabedoria, bondade e tempo de Deus para guiar nossos filhos com o que lhes demos. Confie na soberania de Deus. Não pare de orar por essa criança. E descanse em 1 João 5: 14-15 que promete que “se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve – o que pedirmos – sabemos que temos o que pedimos a ele. 

9. Todas as coisas funcionam para o melhor

9. Todas as coisas funcionam para o melhor

Esta é provavelmente a promessa mais citada na Bíblia. Romanos 8:28 ( “E sabemos que em todas as coisas Deus trabalha para o bem daqueles que o amam, que foram chamados de acordo com o seu propósito” ) não é uma promessa generalizada para todos os indivíduos de que Deus irá transformar todos os seus erros e circunstâncias infelizes em “bom”. É uma promessa para aqueles que foram chamados de acordo com o Seu propósito. E o bom Deus promete aqueles em relacionamento com Ele não é o que nós consideram necessariamente bom, mas o que Deus determinou é eternamente bom, que o escritor de Romanos esclarece para nós no versículo seguinte ( Romanos 8:29 ): “aqueles que Deus de antemão ele também predestinou ser conformado à imagem de seu Filho. ” 

Em outras palavras, como você está amando a Deus e buscando Seus propósitos para a sua vida, Ele permitirá que todas as circunstâncias – boas e ruins – tornem você mais parecido com Jesus. Esse é o bem que Deus opera em todas as nossas circunstâncias quando os entregamos a Ele e procuramos ser mais semelhantes a Cristo.

10. Para nos dar apenas o que podemos manipular

10. Para nos dar apenas o que podemos

Eu também ouvi muitos crentes dizerem que “Deus não vai te dar mais do que você pode aguentar” como uma garantia de que as coisas não vão piorar. Mas essa promessa ou garantia não está na Bíblia. Nos é dito que Deus não vai “tenta-nos além do que somos capazes, mas com a tentação providenciará uma fuga para que possamos perseverar” (1 Coríntios 10:13). Mas quando se trata de lutas, não há tal garantia no Bíblia que Deus nos dará apenas o que somos fortes o suficiente para o contrário, Deus muitas vezes nos dará mais do que podemos lidar para que possamos depender dele para carregá-lo para nós ( Mateus 11: 28-30). É assim que chegamos a entender a beleza de Sua força em nós. É assim que aprendemos a dependência de um Deus que pode fazer através de nós o que não podemos fazer sozinhos. E é assim que aprendemos a nos esconder Nele ( Salmos 32: 7 ) e descansamos em Sua capacidade de nos proteger e proteger ( Salmos 91: 1-2 ).

Como seu pseudo verso da irmã (que Deus ajuda aqueles que se ajudam), Deus ajuda aqueles que admitem que não podem se ajudar. Toda vez que Deus permite que algo difícil surja em seu caminho, em vez de dizer a si mesmo que você é forte o suficiente para lidar com isso ou não precisa se preocupar que Deus lhe dê algo mais do que você pode suportar, olhe para Seus braços amorosos e capazes para ajudar você a suportar. Você virá a conhecê-lo de maneira mais próxima.

  • Facebook
  • Google+
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar